quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A hidratação é fundamental para a saúde da pele

Sabia que o nosso corpo é 60% composto de água?
E que dessa porcentagem, quase 12% está presente na pele?
E que dos dois litros que tomamos de água por dia, 850mL a gente elimina pela pele?
Agora já sabe!!!

Inclua esse hábito na vida: hidratação interna e uso de cosméticos para hidratação externa.

Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande, através de uma ingestão insuficiente ou de uma perda excessiva, como por exemplo a transpiração.

A sede é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.

A maior parte da água que consumimos é absorvida pelo intestino grosso e é distribuída para todos os tecidos, incluindo a derme e epiderme da pele, mantendo-a hidratada. 

Pensando na hidratação cutânea, a mesma é mantida da seguinte forma:
  • Ação e presença do NMF (Natural Moisturizing Factor), presente em nossa superfície cutânea, que em conjunto com o sebo eliminado pelas glândulas sebáceas, formam o nosso manto hidrolipídico (perceptível quando passamos as pontas dos dedos na pele da face, principalmente na zona 'T');

Composição aproximada do NMF

(corresponde entre 15 a 20% do peso do estrato córneo)
Aminoácidos                                                   40%
PCA                                                                 12%
Lactatos                                                           12%
Uréia                                                                7,0%
Ácido úrico                                                      1,5%
Creatinina                                                        1,5%
Glicosamina                                                     1,5%
Fosfatos e cloretos (Na, K, Ca, Mg)                  8,5%
Açúcares                                                          8,5%
Outros componentes                                        8,0%





  • presença de água no interior dos queratinócitos abaixo da camada córnea e nos fibroblastos na derme – liberação de água para a superfície a partir do bombeamento realizado pela aquaporina-3 (proteína de membrana);
Estima-se que uma única aquaporina é capaz de transportar cerca de 3 milhões de moléculas de água por segundo, da derme para a epiderme



    • pela existência de membranas celulares e espaços intercelulares intactos.


        A hidratação da pele proporcionada pelo uso de produtos tópicos ocorre por:
                Semi-oclusão: ingredientes lipídicos (emolientes). Minimiza a perda de água transepidérmica. Óleos, gorduras e ceras vegetais e minerais (PetrolatumSynthetic WaxPersea Gratissima oil), são as matérias-primas encontradas nesse tipo de produto na forma de creme e loção cremosa, indicado para peles alipídicas (secas), menopausadas e andropausadas.
                Umectação: pela ação de substâncias capazes de reter água na superfície da pele.Propilenoglicol (Propylene Glycol), Sorbitol (Sorbitol), Glicerina (Glycerin), são as matérias-primas encontradas nesse tipo de produto na forma de gel, serum e gel-creme, indicado para peles lipídicas (oleosas), mistas e acnéicas. 
                Hidrorrepelência: pela ação de fórmulas anidras baseadas em silicones ou ingredientes lipídicos de alto peso molecular que formam um filme oclusivo na superfície da pele. Silicones (Ciclomethicone, DimethiconeDimethicone Copolyol), são as matérias-primas encontradas nesse tipo de produto na forma de gel, serum e gel-creme, sob o título de matificante e na maquiagem como primer, indicado para peles lipídicas (oleosas), mistas e acnéicas para controle da oleosidade e todos os tipos de pele para disfarçar imperfeições de relevo cutâneo.
                 Em todos esse produtos também se encontra os seguintes princípios ativos específicos: Uréia (Urea), Ácido hialurônico (Hyaluronic Acid), PCA-Na (Sodium PCA), Aloe vera EG (Aloe Barbadensis Leaf Extract), Aveia EG (Avena Sativa extract),  Algas EG (Algae Extract), D-Pantenol (Panthenol), Colágeno (Collagen), Mel (Honey), EFAs – Óleos de Girassol, Borragem e Cártamo (Helianthus Annus (and) Borago officinalis (and) Carthamus Tinctorius Seed Oil), Aquasense® (Extrato de Angico Branco - Water (and) Butylene Glycol (and) Piptadenia Colubrina Peel Extract), Aquaporine Active® AQP3 (Glutamylamidoethyl Indole (and) Silanetriol Trehalose Ether (and) Glycerin),  Hyaloporine® e  Aquaphyline® (Extrato de Violeta Africana / Amor-Perfeito -  Hydrolyzed Viola Tricolor Extract), Amiporine® (Extrato de Romã -  Glycerine (and) Punica Granatum Extract) e SkinMimics® (Ceteareth-25; Glycerin; Cetyl Alcohol; Behenic Acid; Cholesterol; Ceramide NP; Ceramide NS;Ceramide EOS; Ceramide EOP; Ceramide AP; Hexanoyl Phytosphingosine; Hexanoyl Sphingosine).


      Agora não tem desculpa para manter a pele hidratada e escolher o produto adequado para seu estado cutâneo... 
      Ao ler os rótulos frontais se atentem os termos 'Oil Free (livre de óleo mineral - mineral oil)' e Matificante indicado para peles lipídicas, acnéicas e mistas.
      Para os rótulos dorsais, verifiquem os nomes que citei entre parênteses - os INCI names - na escolha correta de seus produtos.


      Fica a dica e até a próxima!


      Referências: 
      Ativos Dermatológicos: http://www.ativosdermatologicos.com.br
      Catálogos de produtos e matérias-primas dos seguintes distribuidores: Chemyunion, Sarfam, DEG, Íon, HighChem e Daltomare (Dow Corning)



      Um comentário:

      1. Matéria show de bola, ajudando muito a escolhermos os produtos corretos.
        Parabéns!

        ResponderExcluir